O que é o projeto

O modelo de Gestão por Competências da Enap foi construído pela Coordenação de Gestão de Pessoas da escola, no período de janeiro a agosto de 2018, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e com o apoio de uma consultoria especializada no tema.


A partir da análise das construções já realizadas na Escola anteriormente, do decreto nº 5.707/2006, análise de bibliografias sobre o tema e realização de benchmarkings com outros órgãos, foi realizado um protótipo para elaboração, teste e adequação de um modelo que fosse viável ao negócio da Enap, exequível do ponto de vista das ferramentas tecnológicas para a gestão do modelo e desejável pelos servidores.

O modelo construído foi feito a partir dos métodos combinados de Rogério Leme, Joel Souza Dutra, Pedro Paulo Carbone e Hugo Pena Brandão e dos modelos já implantados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério Público da União (MPU) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

O grande objetivo dessa implantação inicial é trazer, de forma clara, quais as competências demandadas para a execução das entregas previstas pela Enap e ter a visão dos perfis de servidores disponíveis. A esse confronto entre competências demandadas e perfis de servidores disponíveis é dado o nome de capacidade organizacional. 
O projeto de implantação da Gestão por Competências da Enap foi batizado de “CerEnap – Capacitar, evoluir e renovar competências”, buscando o significado do indivíduo como SER atuante desse processo de capacitação e renovação das competências existentes na escola. O processo de capacitação por si só não representa um fim nele próprio, mas o primeiro passo para a evolução e renovação das capacidades da Enap.

A figura abaixo ilustra as etapas do modelo: